A TOTVS, líder brasileira no desenvolvimento de software de gestão, acaba de lançar o projeto Portinari UI, uma biblioteca de componentes web focada no desenvolvimento de interfaces para aplicações corporativas.
A iniciativa, baseada em Angular, é aberta a toda comunidade de TI e os usuários podem aproveitar os módulos gratuitamente, com respaldo de que a manutenção dos componentes é feita por desenvolvedores da TOTVS.
Os elementos hospedados na biblioteca Portinari UI aceleram o processo de criação de interfaces para apl
Com esse apoio à comunidade, a TOTVS espera aumentar a produtividade dos profissionais de TI e facilitar os processos cotidianos, além de incentivar a criação de novas soluções e fornecer maior flexibilidade e liberdade de escolha às micro e pequenas empresas, principalmente.
Os itens disponíveis vão desde um simples avatar ou tela de login até combos mais complexos. Os usuários podem contribuir apontando bugs e sugerindo melhorias por meio do GitHub.
Além disso, o Portinari UI também atende às demandas internas da TOTVS, sendo usado nas interfaces de funcionalidades nas várias linhas de produtos da empresa.
Para Fabio Rocha, gerente de Desenvolvimento de Software da TOTVS, o principal diferencial do Portinari UI é ser a primeira iniciativa em código aberto mantida pela empresa.
“Inicialmente, a biblioteca foi criada para atender uma demanda interna de convergência de aplicações. Mas percebemos que a comunidade de TI requisita cada vez mais agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de soluções, por isso decidimos direcionar um time específico de devs da TOTVS para alimentar o Portinari”, afirma.
Ao entregar a biblioteca para o público, a TOTVS está apoiando milhares de profissionais de TI a desenvolverem novas tecnologias em tempo reduzido.
“Para quem está do outro lado da tela, usufruindo dos módulos disponíveis no Portinari UI, saber que a TOTVS é responsável pelos códigos é sinônimo de segurança e confiabilidade”, completa Rocha.
A novidade é mais um movimento que aproxima a TOTVS da comunidade de desenvolvedores. Neste ano, a empresa também anunciou o lançamento da plataforma TOTVS Developers, um ambiente com conteúdo e serviços voltados para esses profissionais.
A iniciativa reúne documentação de integração de APIs, canais de comunicação e artigos de especialistas.
Fonte: https://www.baguete.com.br/