Backoffice

O módulo Faturamento culmina numa série de ações que disparam informações de forma integrada, em que podemos destacar:

• Emissão de documentos de saída;
• Geração de receita;
• Notas diversas;
• Relacionamento com estoque;
• Relacionamento com distribuição;
• Relacionamento com departamento fiscal;
• Alimentação das estatísticas;
• Emissão de faturas/duplicatas;
• Geração de contas a receber;
• Controle de orçamentos;
• Carteira de pedidos.

O módulo de Compras atende as necessidades para aquisição de materiais ou serviços de uma empresa por meio de um planejamento que permite mensurar a quantidade certa para o momento adequado.

Em um processo de fabricação, por exemplo, antes do início da produção, os materiais e insumos gerais devem estar disponíveis. Isto garante, com certo grau de certeza, a continuidade do abastecimento ao longo do período. Logo, a quantidade, qualidade e prazo de entrega dos materiais devem ser compatíveis com a necessidade da empresa.

Para manter um perfil competitivo no mercado e gerar lucro, é preciso minimizar os custos continuamente. Diversos administradores perceberam isso como a melhor forma de maximizar o lucro, já que, não resulta em aumento de produção ou incremento nas verbas de marketing.

Os objetivos básicos de um departamento de compras são:

Obter um fluxo contínuo de suprimentos para atender as diversas necessidades da empresa.
Coordenar esse fluxo de maneira que o mínimo investimento seja aplicado.
Comprar materiais e insumos pelos menores preços com garantia de atender os padrões de quantidade e qualidade pré-definidos.
Procurar sempre, dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições para a empresa, principalmente, nos critérios que envolvem preço e condições de pagamento.

Todos esses critérios estão diretamente relacionados com as seguintes condições:

 

Manufatura

Insumos de produção.
Serviços de beneficiamento.

Estoque

Solicitações de material de consumo.
Planejamento das necessidades de materiais.

Projetos

Insumos de Projetos.

Manutenção de Ativos

Insumos de Ordem de Serviço.

É uma ferramenta administrativa que possibilita o acompanhamento dos Eventos Financeiros e Recursos de uma empresa.

Entre suas inúmeras funções, permite estes controles dentro de uma gestão financeira:

Planejamento financeiro das operações, por meio de orçamentos.
Acompanhamento dos eventos que resultam em entrada ou desembolsos de recursos, pelo uso do Fluxo de Caixa e que tem como finalidade permitir ao administrador, em tempo real, a tomada de decisões referentes à disponibilidade de caixa.
Transparência nas operações, pela contabilização dos dados.
Controle de títulos e valores, de clientes e de fornecedores.
Administração dos registros de títulos a pagar e receber.
Comunicação bancária.

O controle de estoques abrange um gerenciamento com esforços voltados para redução dos custos. Este módulo do Microsiga Protheus® garante, com a utilização de suas funcionalidades, a confiabilidade, velocidade e flexibilidade necessárias para organizar os processos de estocagem, armazenagem e custeio com as seguintes vantagens:

Controle do fluxo de materiais para obter informações detalhadas sobre saldos em estoque.
Domínio da movimentação de material.
Acompanhar o processo de formação de preço e analise gerencial de custos.
Rastreabilidade desde o recebimento até a produção.
Custo médio/FIFO/LIFO.
Real X Previsto.
Controle de qualidade.
Saldo por endereço.
Tendência – Método estatístico de regressão linear.
Classificação ABC com base no consumo e preço atual.
Cálculo do lote econômico pela curva ABC.
× Fale com a TOAT