A Totvs e a VTEX decidiram dissolver VT Comércio Digital S.A, uma joint venture das duas empresas focada em comércio eletrônico anunciada em 2019.
A decisão foi comunicada em um fato relevante da Totvs. De acordo com a nota, a decisão se deu em comum acordo, tendo em vista “questões estratégicas relacionadas ao perfil ideal de cliente” e de “posicionamento de mercado”.
A joint venture entre as empresas previa uma oferta conjunta de soluções de gestão da Totvs com a plataforma de comércio eletrônico da VTEX.
Como parte do negócio, a Totvs vendeu para a VTEX os 70% que tinha na Ciashop por R$ 21 milhões, o mesmo valor que tinha pago pelo negócio lá em 2013.
Dá para ver que a Totvs vem tentando diferentes abordagens na sua estratégia de comércio eletrônico nos últimos anos. Inclusive, a empresa já tem um novo amor quando o assunto é e-commerce: a Shopify.
De maneira muito elegante, a Totvs não chega a mencionar a Shopify no momento de romper relações com a ex.
Observadores desse mercado vão lembrar que a RD Station, empresa de automação de marketing da Totvs, fechou um acordo com para se tornar uma revenda da Shopify ainda em maio.
Apesar de ser uma das líderes no mercado mundial, a Shopify tem uma atuação bem discreta no Brasil.
A Shopify é uma gigante, com uma receita de US$ 5,6 bilhões em 2022, uma alta de 21% frente aos resultados do ano anterior. O volume total de vendas na plataforma subiu 12%, para US$ 197,2 bilhões.
No Brasil, a Shopify abriu as portas em 2018, em uma fase de expansão internacional da empresa. Segundo fontes ouvidas pelo Baguete, a ideia era tirar uma temperatura do mercado.
A empresa teria ganho algum espaço entre clientes de médio porte e no nicho do chamado dropshipping, como são conhecidos os e-commerces que apenas intermediam as compras de produtos da China.
Apesar disso, a expansão da empresa teria sido dificultada pela necessidade de adaptações no produto, e o Brasil teria saído do foco.
É um perfil diferente da VTEX, que tem uma presença consolidada no Brasil, e está acostumada a atender clientes de grande porte como Boticário, Whirlpool, Nestlé e Motorola.
Os diferentes públicos alvo da VTEX e da Shopify talvez seja o que a Totvs chama na nota de “questões estratégicas relacionadas ao perfil ideal de cliente”.
Outra verdade é que muita água passou debaixo da ponte desde o acordo da Totvs com a VTEX em 2019. A Totvs é hoje uma empresa bem diferente, o que talvez explique o tal “posicionamento de mercado” divergente.
A principal diferença é justamente a RD Station, pela qual a Totvs pagou R$ 1,86 bilhão em 2021, de longe a maior compra já feita pela empresa.
A compra da Totvs criou uma nova vertical de negócios focada em marketing digital dentro da empresa, que até então ainda estava ancorada no nicho de ERP.
Desde então, a RD vem fazendo novas aquisições, montando um portfólio no qual a plataforma de e-commerce da Shopify é mais uma peça. O concorrente óbvio nesse sentido é a Locaweb.
A parceria com a VTEX não era mencionada em manifestações públicas relativas à estratégia para marketing digital de representantes da Totvs.
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